NOTÍCIAS


Lançada programação da 65º Feira do Livro

O lançamento da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre aconteceu hoje na Fábrica do Futuro POA. No evento, foi apresentado o tema deste ano "Curiosidade é o que nos move", as peças gráficas, o vídeo oficial da campanha, além de destaques das programações adulta e infanto-juvenil.

Após as apresentações, o presidente da Câmara Rio-Grandense do LivroIsatir Bottin Filho fez o anúncio da escolhida como a patrona. Marô Barbieri ocupará o posto desta edição.

Professora de Português, Francês e Literatura, Marô lecionou em escolas tradicionais da capital gaúcha. No final da década de 1980, começou a publicar trabalhos autorais voltados ao público infantil. Recentemente, também escreveu obras para jovens e adultos. Ela é a oitava mulher a ocupar o posto, sucedendo Maria Carpi.  

A Feira do Livro de Porto Alegre chega, em 2019, na 65ª edição, ininterrupta, na Praça da Alfândega. A maior feira a céu aberto da América Latina teve a montagem iniciada na segunda-feira passada e será realizada entre os dias 1º e 17 de novembro. 

Com 106 expositores – 86 na Área Geral, 13 na Área Infantil e Juvenil, e sete na Internacional em área total de 8 mil m2 e coberta de 5.400m2, a feira segue com o viés da diversidade e do aprofundamento. Conforme a coordenadora da área Geral e Adulta, Jussara Rodrigues, temas como direitos indígenas, liberdade, cidades, racismo, feminismo, e outros, estão na pauta. 

Entre os 150 autores nacionais, destaque para Maria José Silveira, Jarid Arraes, Paola Alexsandra e Eduardo Peninha Bueno. Dos internacionais, as argentinas Liliana Heer e Mariana Travacio são nomes fortes. A coordenadora da área Infantil e Juvenil, Sônia Zanchetta, lembra que os agendamentos já se iniciaram em agosto e que vários eventos de sua área têm continuidade a cada ano, como o 14º Mutação na Feira, 12º Seminário A Arte de Contar Histórias e o 4º Encontro de Influenciadores Literários e Seguidores.