NOTÍCIAS


Frente da Leitura repercute importantes pautas na reunião mensal

A reunião da Frente de Incentivo à Leitura do mês de julho aconteceu nesta quinta (4/7) na sala 301 da Câmara de Vereadores. Coordenada pelo vereador Adeli Sell, o encontro teve a representação de importantes entidades e pessoas ligadas ao setor da leitura e do livro, como bibliotecas, editoras, redes de leitura, associação de escritores, escritores(as), organizações não governamentais, movimentos de mulheres escritoras, associações comunitárias e representações de gabinetes de vereadores e do senado.

            Iniciando a reunião, a escritora Lilia Rocha falou sobre a trajetória de trabalho e de escrita, os desafios enfrentados como mulher, negra e escritora, contando que começou a publicar obras aos 47 anos e as redes sociais ajudaram muito a iniciar a jornada. “Após publicar poemas no Facebook sem intenção profissional, um dos alunos de biodanza, que na época funcionário de uma editora, convidou-a para organizar poemas para produzir um livro. Assim, em 2013, foi lançado pela Editora Alternativa o A Vida Pulsa — Poesias e Reflexões, reunindo poesias escritas ao longo da minha vida. Hoje são seis obras lançadas. Fico feliz pelo papel que exerço no sentido de abrir portas para as mulheres, em especial para as negras, mas sei que ainda precisamos muito mais espaço e a caminhada parece ser cada vez mais longa. Mas temos disposição para andar”.

            Após a apresentação de Lilian, a representante da ONG Cirandar, Renata Toigo, informou sobre a situação da biblioteca localizada na Ilha Grande dos Marinheiros, relatando que o espaço deve ser retirado do local. Segundo divulgação da prefeitura, existe uma análise sobre a possibilidade de oferecer um espaço à Arquipélago em um colégio na Ilha do Pavão, no lado oposto da Ilha Grande.

            Outra pauta tratada no encontro da Frente foi o cronograma de visitas de integrantes da Frente, do vereador Adeli e do assessor do senador Paulo Paim, Ottmar Teske, às bibliotecas comunitárias. Já ficaram agendas três visitas para o dia 18 de julho nas bibliotecas Ceprimoteca (16h), Girassol (17h) e Aninha Peixoto (18h30).

            Além destes temas estiveram em pauta: a situações das bibliotecas fechadas em Porto Alegre devido à falta de profissionais e a possibilidade de mobilização dos integrantes da Frente, visita da Frente ao Clube dos Editores, a partir do convite do presidente Waldemar Garcia (presente na reunião), organização de um projeto de leitura para idosos e a realização de um sarau com o movimento Mulherio das Letras na próxima reunião da Frente da Frente de Incentivo à Leitura.