NOTÍCIAS


Ameaçados de serem retirados do Terminal Triângulo, vendedores pedem apoio para qualificar o trabalho e seguir no local

Na semana passada um grupo de vendedores de lanches e café, que trabalham no Terminal Triângulo da Assis Brasil estiverem em nosso gabinete, relatando a preocupação quanto à permanência deles no local para a venda dos produtos. Segundo eles, a prefeitura enviou uma decisão sobre a retirada deles do local.

Para que o tema fosse debatido junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, intermediamos para a manhã de hoje (19/3) uma reunião com o secretário da pasta Eduardo Cidade e o coordenador da diretoria de Promoção Econômica, Luís Antônio Steglich.

            Na oportunidade, em nome do grupo, alguns vendedores relataram o interesse deles em ajustarem os trabalhos ao que a legislação pede, no entanto, alegam não receberem apoio do Poder Público, que não disponibiliza no local, ligação de água ou energia. “Estamos trabalhando para sustentar nossas famílias. Sabemos que antes de nós, alguns dos espaços eram ponto de venda de droga e roubos. Isso diminuiu muito com a nossa presença lá. Estamos fazendo uso útil do local. Sabemos que precisamos melhorar, nos ajustar. Quem sabe agora com a revitalização do terminal, possam pensar um pouco em nós. Estamos abertos a toda proposta que venha para qualificar nosso trabalho”, relatou Cristiane Silva da Silva.

            Após a fala de Cristiane, o coordenador Luís Antônio apresentou alguns pontos do processo de pedido de retirada das pessoas, justificando que licenças provisórias foram dadas e que os prazos venceram. Ele afirmou que o tema é delicado, complexo, mas que há interesse da secretaria em resolver o tema. Já o secretário Eduardo Cidade comentou que o terminal triângulo não é o único com este problema em Porto Alegre e que, a Secretaria estuda uma forma de resolver todos os casos de maneira padronizada. Quanto ao pedido de retirada das pessoas do Terminal Triângulo, o secretário Eduardo garantiu que nesta semana tomará uma decisão sobre o assunto.

            O vereador Adeli Sell garantiu aos vendedores que vai monitorar a resposta do secretário quanto ao tema e seguirá empenhado para que a prefeitura, agora com a revitalização do terminal, construa uma solução que oferte aos usuários do triângulo segurança e qualidade no serviço de transporte, mas também lanches adequados e legalizados. “Queremos que uma solução sensata seja tomada, que essas famílias tenham condições de trabalho de maneira regulamentada e que, integrem a nova cara do Triângulo da Assis Brasil, após as obras que o Grupo Zaffari fará no local que segue destelhado após ter sido atingido por temporal há quatro anos”, destaca Adeli Sell.