NOTÍCIAS


Sobre a extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

O Diário Oficial do Estado publicou nesta quinta-feira (11/10), o decreto do governador José Ivo Sartori (MDB) encerrando definitivamente as atividades da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. A medida regulamenta a Lei nº 14.982, sancionada após aprovação da Assembleia Legislativa em dezembro de 2016, que autorizou a extinção da entidade. Tal medida teve o voto contrário de toda Bancada do PT na Assembleia Legislativa.

            O patrimônio da FZB, que inclui o Jardim Botânico, o Museu de Ciências Naturais e o Parque Zoológico, passaram a Secretaria do Ambiente, que criou um departamento focado nestas atividades. O serviço de pesquisa e de administração do Jardim Botânico e do Museu de Ciências Naturais será mantido. O Jardim Zoológico de Sapucaia do Sul, no entanto, será privatizado.

            Para o vereador Adeli Sell, esta extinção representa um retrocesso no que se refere à preservação ambiental em nosso Estado, para a pesquisa ambiental, para a conservação e manejo de espécies nativas importantes, além do desenvolvimento de pesquisas e estudos na área. “A decisão do governo Sartori enfraquece e muito a atividade sociocultural ambiental, a promoção e continuidade das atividades de educação ambiental, o intercâmbio cientifico, técnico e cultural com entidades e órgãos nacionais e estrangeiros, e a preservação do patrimônio cultural e paisagístico existente em nosso Estado”, lamenta Adeli.